O que é ERP e para serve?

Se você deseja melhorar o desempenho de sua empresa – em um mundo de complexidade crescente e margens cada vez menores – você precisa ler este artigo.

Num mercado cada vez mais competitivo, um dos principais desafios das empresas têm sido manter o controle de todos os seus processos e informações, que permitam que essas organizações identifiquem a melhores estratégias que possam destacá-las de seus concorrentes, com custos reduzidos e rentabilidade elevada. Ou seja, essa é a proposta dos softwares de ERP, capazes de mensurar cada detalhe do negócio de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.

O que é ERP?

Com o suporte do software ERP, todas as informações da empresa ficam concentradas em um só lugar, conectando departamentos e dados com mais segurança e estabilidade.
Especialistas acham que o valor investido na contratação de um bom ERP retorna rapidamente ao bolso da empresa, devido ao controle. Ou seja, economia e informações estratégicas fornecidas pelo software, tornam a empresa mais competitiva.

Para que serve o ERP?

O ERP trabalha para melhorar processos, integrar diferentes áreas da empresa e integrar todas as informações em um único sistema. Ou seja, é onde o gestor pode acompanhar o andamento do negócio e tomar decisões mais assertivas.

Quais são os principais benefícios do ERP?

Não é à toa que o ERP está ganhando cada vez mais espaço nas empresas de todo o mundo, pois a lista de benefícios de um sistema como esse é extensa.

Ao utilizar um sistema integrado, uma empresa pode melhorar significativamente seus processos.
Isso porque a centralização automatiza boa parte dos processos e também reduz muito a chance de erros.

Ao contrário de uma pilha de papéis ou de uma pilha de planilhas, o ERP é capaz de consolidar todas as informações de uma empresa em um único banco de dados atualizado.
Isso reduz o retrabalho, elimina o erro humano na validação e torna todas as informações mais confiáveis ​​para que a diretoria possa tomar as decisões corretas.

Como o sistema é capaz de consolidar as informações em um só lugar, é possível criar indicadores de desempenho e dashboards com resultados da empresa em diferentes áreas.
Com isso, você pode ter uma ideia melhor ao planejar compromissos futuros e ao determinar o tempo de entrega de seus clientes.

Com o novo sistema, a empresa consegue acompanhar as mudanças na legislação e os requisitos dos clientes.
Além disso, o sistema pode proteger sua empresa de cometer erros ao se adaptar às mudanças.

Com processos mais simples, maior controle e maior dependência de dados, é natural que uma empresa consiga um aumento geral de produtividade. Ou seja, por meio do sistema, a empresa reduz o retrabalho, identifica gargalos (que podem ser reduzidos) e ainda consegue identificar quais trabalhadores e equipamentos estão funcionando melhor.

Ao controlar compras, estoque e produção, sua empresa poderá criar um cronograma de produção preciso, garantindo que sua equipe consiga cumprir os prazos acordados com os clientes. Ou seja, isso é muito importante para evitar frustrações e aumentar a satisfação de sua base de clientes.

Unir um sistema de ERP ao sistema de CRM, pode garantir maior organização e rendimento para a sua equipe comercial! Para saber sobre CRM, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

johnny

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

⚡️Powered by Bravíssimo

LOGO-PLUS-v2

Preencha seus dados para ser direcionado ao Whatsapp, assim saberemos quem você é.